Por iniciativa da nossa diretoria regional de Goiás, nas comemorações da Semana de Meio Ambiente, realizamos no auditório da Alego, em Goiânia o 2º Seminário Regional de Resíduos Sólidos e Gestores Municipais. Além da qualidade dos palestrantes e os temas apresentados, tivemos a satisfação de observar um ambiente muito diferente e propositivo do que vivenciamos há alguns anos atrás.
Neste momento o Governo estadual, está indo no encontro de recuperar a pujança do estado, apresentando aos goianos sua decisão de contratação do BNDES, para desenvolver o Programa Estadual para Erradicação dos Lixões, cuja responsabilidade administrativa ficou sob responsabilidade da SEMAD.
Por outro lado, na Assembleia Legislativa, outra notícia alvissareira: Foi constituída a primeira Frente Parlamentar para a Erradicação dos Lixões, em atuação no Brasil, cuja presidência está atuando intensamente diligenciando vários lixões em diversos municípios do estado, mostrando a todos nós a triste realidade e os crimes ambientais praticados na maioria dos municípios goianos, cuja responsabilidade é dos antigos e atuais administradores municipais.
Nesta semana, acabamos de receber, mais uma boa notícia, que em torno de 30% dos municípios goianos estão dispondo adequadamente os resíduos sólidos urbanos em Aterros Sanitários “licenciados”, demonstrando o caminho ambientalmente correto aos demais municípios.
Entretanto, preocupa-nos a capital do estado, que urgentemente precisa definir-se, pois o histórico do atual local onde estão dispostos os RSU, indica a todos que depois de muitos TACs não cumpridos, seus administradores têm neste momento a obrigação ambiental de encontrarem rapidamente uma solução digna de sua grandeza.
Para nós do Instituto Valoriza Resíduos by ablp, que ao longo dos últimos anos, estivemos presentes no Estado, juntamente com os técnicos regionais, apresentando e discutindo a necessidade de serem dispostos adequadamente os resíduos sólidos urbanos, declaramos que continuaremos nossa campanha, com expectativa de que muito em breve o Estado de Goiás, mantida esta política ambiental, será o modelo a ser seguido.
João Gianesi Netto
Presidente