Marco Aurélio Branco Gonçalves se encontra com o Presidente da COP30

Marco Aurélio Branco Gonçalves, Diretor de Recuperação de Materiais e Energia, se encontra com o Presidente da COP30, André Corrêa do Lago.

Em encontro com o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, tivemos a oportunidade de conversar sobre a importância de o Brasil adotar tecnologias viáveis e sustentáveis que possibilitem reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa (GEEs) geradas durante os serviços de limpeza urbana e gestão de resíduos urbanos nas principais regiões metropolitanas brasileiras.
Diferentes estratégias podem ser adotas para promover a descarbonização deste importante setor da economia, principalmente em países como o Brasil, onde ainda são observados baixíssimos níveis de reciclagem de resíduos urbanos e de aproveitamento energético dos seus subprodutos (biogás, rejeitos, etc.).
Altos investimentos serão necessários para viabilizar os necessários “saltos tecnológicos” no curto prazo, os quais possibilitarão evitar os níveis alarmantes de emissões de GEEs em países do “Sul Global”, onde cerca de 3,8 bilhões de habitantes vivem em áreas urbanas.
Claro, tecnologias do “1º mundo” devem ser sempre adaptadas aos aspectos locais (econômicos, culturais, sociais e ambientais) de cada projeto, mas é inegável que gastos excessivos em logística (coleta, transporte e transbordo) têm prejudicado a realização de investimentos em modernas tecnologias de tratamento de resíduos e de recuperação energética em nosso país.
Na oportunidade, entregamos ao embaixador André Corrêa do Lago um exemplar da edição 114 da Revista Limpeza Pública que, na matéria de capa, abordou a problemática do encerramento de lixões e na seção “Páginas Verdes” apresentou exemplos de tecnologias que permitem que modernas plantas de tratamento de resíduos sejam implantadas dentro do perímetro urbano, sem que exista qualquer risco de impactos na vizinhança, reduzindo tremendamente os gastos (e emissões de CO2) com logística (menores frotas de veículos coletores, menor consumo de combustível, menos trânsito, etc). As imagens mostram algumas plantas de tratamento instaladas dentro do perímetro urbano, coexistindo pacificamente com a paisagem urbana e a população local.
Ao final do encontro, o embaixador André Corrêa do Lago foi informado ainda que o Instituto Valoriza Resíduos by ABLP estará presente nas discussões em Belém durante a COP30, em comitiva liderada pelo presidente, João Gianesi.

Clique e veja a Edição 114 da Revista Limpeza Pública

contatos

Rua Fradique Coutinho, 212 – 12º andar – conjunto 124 – Pinheiros – São Paulo/SP – CEP 05416-000

(11) 3266-2484

contato@valorizaresiduosbyablp.org.br

© 2025 Instituto Valoriza Resíduos by ABLP - Todos os direitos reservados

Envie um Whats pra gente!